segunda-feira, 21 de junho de 2010

Deus não cura superficialmente

“Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz“. — Jeremias 6.13-14


Em tempos modernos, a cada dia mais percebemos que VELOCIDADE, RAPIDEZ, tem sido palavras de ordem. Nosso tempo é cada vez mais escasso, tudo deve ser "fast" rápido e urgente...Nos estressamos quando não somos atendidos na hora, os celulares e a internet devem estar sempre à mão, acordos e reuniões on line; há pouco tempo para desenvolvimento de relações interpessoais, diálogos, refeições, vida familiar.

Na contra-mão de tudo isso, temos um Deus que é eterno; para Ele mil anos é como um dia, um dia como mil anos. Ele nos sonda e nos conhece e sabe onde quer chegar conosco. Ele é o oleiro e nós somos o barro nas suas mãos. Ele nao tem pressa - ELE TEM PROPÓSITOS.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porque os que conheceu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”. Romanos 8.28-30

Muitas vezes, atentamos apenas para os sintomas, dores e desconfortos das situações(feridas) que nos fazem sofrer. Queremos passar no pronto-socorro de Deus e esperamos que Ele nos aplique uma pomada, faça um breve curativo, aplique um esperadrapo o mais rápido e imediato possivel para que possamos prosseguir. Muitos pastores e líderes tem feito o mesmo com relação as ovelhas. Mas Deus conhece nossas feridas´e vai curá-las completamente.

Para entendermos melhor o porque a Biblia nos fala em cura de feridas, podemos classificar de algumas maneiras

1) Agudas: são originadas de cirurgias ou traumas e a reparação ocorre em tempo adequado, sem complicações.
2) Crônicas: são aquelas que não são reparadas em tempo esperado e apresentam complicações.
Nesse caso, as estruturas comprometidas precisam ser tambem avaliadas na descrição anatômica da profundidade da ferida e a extensão do dano tissular completa o anterior. Engloba a ferida superficial, ferida com perda parcial e a ferida com perda total (existe destruição da epiderme, derme, tecido subcutâneo, podendo invadir músculos, tendões e ossos).

Assim,a cura das feridas deve ser levada à sério, representando um TRATAMENTO de curto, médio ou longo prazo, podendo em muitos casos necessitar de intervenção cirurgica dependendo do tempo e grau da lesão.

Assim, tanto para o que precisa da cura, quanto ao que é instrumento de Deus para a cura como pastores e lideres é necessária responsabilidade, tempo, disponibilidade, perseverança e seriedade, para não estarmos declarando Paz, onde não existe paz..


No amor de Cristo
Gospel & Actual

Nenhum comentário: