domingo, 19 de dezembro de 2010

"Eli, Eli, lamá sabactâni" (Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?)

Foi assim,clamando em alta voz,que Jesus expressou seu real sentimento enquanto estava pregado na cruz, como relata as escrituras:

"E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Mateus
27:45-46.

Há dois anos venho passando por fases que tem me deixado perplexa (tanto a mim quanto as pessoas que me conhecem e me rodeiam). Momentos e crises absurdas onde eu mesma não me reconheço; não tenho conseguido perceber a presença de Deus, e muito menos o reconhecido como Pai,amigo e Deus Emanuel.
Digo absurdo porque tenho uma caminhada com o Senhor - não o conhecia de ouvir falar, mas de andar com Ele:com testemunhos, transformação, crescimento e frutos - mais precisamente ao longo de 12 anos, desde que nasci de novo em 1995.
Mas, do final de 2008 pra cá (dezembro/2010)- dois anos de trevas, escuridão
onde suportei sozinha esse sentimento - mas não tenho mais conseguido ficar com isso dentro de mim e tenho começado a gritar, clamar pra todos ouvirem que me sinto abandonada por Deus, não o vejo nem o sinto mais - portanto oração, leitura, meditação, prática da palavra, cultos, missão, evangelismo, edificação, cuidado com outros, cuidado com meu irmão, envolvimento com as coisas espirituais perderam o sentido pra mim - porque,particularmente, tenho me sentido abandonada por Ele.
Fiquei em casa hoje com desânimo e culpa enormes por não ter me envolvido em alguns projetos sobre a volta da Igreja para Cristo, evangelho genuino, primeiro amor - nem coberto, apoiado, assistido meu irmão e outros queridos envolvidos. Projetos que transformaram-se em realidade tendo inicio oficialmente hoje - mas que fizeram parte das minhas orações e arderam no meu coração por 12 anos.
Não tive condições: continuava tudo escuro pra mim...e só conseguia pensar em uma coisa:"meu Deus, meu Deus, porque me desemparaste?

Hoje, fiquei em casa e depois de muito tempo consegui pegar a minha Biblia -recisava desesperadamente conferir o contexto desse mesmo clamor vindos de Jesus na cruz.

Lendo,comecei a enxergar que esses dois anos representam o tempo de escuridão, ou seja da hora sexta até a hora nona da minha crucificação. Ainda estou clamando o abandono, o que pode significar que nao entreguei o meu espirito e nem estou morta ainda....
Bom, chorando muito e mais aliviada vendo estou no mesmo processo e time de Jesus em Mateus 27.. hoje entendi que estou no processo de morte: MORTE DE CRUZ.

Voltando um pouco no tempo, passei tambem a compreender que a Crucificação tem um caminho e um processo.

1) SÓ FILHO DE DEUS É CRUCIFICADO: CRUZ É PARA OS FILHOS DE DEUS
"Quando os chefes dos sacerdotes e os guardas do Templo viram Jesus, começaram a gritar: —Crucifica! Crucifica! —Vocês que o levem e o crucifiquem! Eu não encontro nenhum motivo para condenar este homem! —repetiu Pilatos.A multidão respondeu: —Nós temos uma Lei, e ela diz que este homem deve morrer porque afirma que é o Filho de Deus." João 19.7
Portanto:
a) Nasce o Filho de Deus: Jesus - gerado pelo Espírito no ventre de Maria..
b) Eu também nasci de novo em 1995 - pois o recebi como Senhor e Salvador da minha vida e cri no Seu Nome
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" João 1.12

2) CRUZ COMO OBJETIVO CENTRAL
JESUS teve sua caminhada aqui na terra, formou discipulos, ensinou, fez milagres, mas ele sabia que morreria
Assim tambem nós, mesmo que tenhamos nascido de novo, nascido do Espírito, mesmo passando a caminhar com o Senhor, conhecendo-o e sendo conhecido por Ele, fazendo discipulos, libertando os cativos e oprimidos, temos que ter em mente que nao há como fugir da cruz
"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo." Gálatas 2:19
"Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos"
Romanos 6:6
3) ANTES DA CRUCIFICAÇÃO VEM A ENTREGA (Mateus 26.36-46)
Getsemani: nao ha crucificação sem obediencia nem entrega total, sem a consciencia de que a vontade de Deus deve prevalecer e não a nossa - portanto antes de ser crucificado, preciso abrir mão da minha vontade.
"E dizia: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Marcos 14:36

4) O CAMINHO DA CRUCIFICAÇÃO (ler João 18.1-40;19.1-16/Mateus 26.47-73;27.1-32)
Esse caminho passa por traição(Judas), Desespero e Negação(Pedro), Zombaria, Julgamento e condenações por parte dos religiosos de plantão, vergonha e nudez, espinhos, cansaço, esgotamento, fome, agressões diversas.

5) O PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO (Mateus 27.33-49)
Solidão, afronta, tentações, provocações, identidade de Filho de Deus questionada pelos religiosos em volta, sentimento de abandono, dores, mãos e pés pregados, ausência de livramento, incompreensão


Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.1 Coríntios 1:18

Nenhum comentário: